Windows ou linux? qual escolher e por quais motivos?

Chegou o momento de escolher para a hospedagem de seu site a plataforma. Porém existem duas, Windows e Linux. Qual devo escolher e porque? Essa pergunta assombra muita gente. Então, se você está com a dúvida, não se preocupe, pois neste artigo você poderá esclarecer, pelo menos algumas delas. Há certas coisas que devem ser consideradas. Vamos ver quais são.

A primeira coisa que deve ser observada é o sistema operacional das duas. O Windows roda um software chamado de IIS e o Linux roda o Apache. Uma dúvida que sempre paira no momento da escolha é: “Se escolher pelo Linux, vou conseguir acessar o site da minha casa, onde uso apenas Windows?” Sim, você irá conseguir acessar normalmente.

A segunda coisa a se atentar é: Qual a linguagem o site será feito? Quando eu digo linguagem, não me refiro a idioma. Me refiro a linguagem de programação, por exemplo: PHP, .NET ou ASP. Se for usar PHP vá de Linux, pois é uma linguagem que os servidores do Linux estão mais habituados a rodar. Se for escolher .NET, opte pelo Windows, pois assim como o caso do Linux, é uma linguagem em que somente o servidor do Windows está habituado a utilizar.

Para tudo há exceções. Neste caso as linguagens correspondentes a HTML e CSS, você pode escolher um dos dois, Windows ou Linux. Para definir a linguagem, converse com um webdesigner e veja com ele qual será a mais apropriada para seu site.

O terceiro fator a ser observado é preço de cada um deles. Bom, sabemos que o Windows precisa de uma licença para funcionar, ou seja, ele será mais caro que o Linux, que é um software gratuito. Esse é o momento de você ponderar se vale a pena ou não gastar um pouco a mais para ter um certo tipo de serviço ou não.

Espero que, com esse artigo possa ter ajudado você a entender um pouco melhor sobre Windows e Linux. Escolha sabiamente.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*